Pesquisar músicos:
Henrique Pinto
Henrique Pinto
* 08/09/1941 São Paulo, SP, Brasil.
† 26/10/2010 São Paulo, SP, Brasil.
Instrumentista, arranjador, professor.
website

Formação

Na família de Henrique Pinto não há outros músicos; a escolha do violão como instrumento e a decisão de dedicar-se à música aconteceram por iniciativa própria.  

As lembranças musicais mais antigas do instrumentista relacionam-se com seus primeiros contatos com o violão, aos oito anos, quando um funcionário da fazenda de seu tio em Rancharia, interior de São Paulo, lhe ensinou a montar seus primeiros acordes e a solar uma pequena melodia nordestina.
 
Aos dez anos, Henrique Pinto inicia seus estudos de música, aprendendo solfejo pelo método Bona (Editora Ricordi) e pelo livro "Método op. 59" (Vitale Editores) escrito por Matteo Carcassi. Suas primeiras aulas de violão foram dadas por um professor que também ensinava acordeom, violino, piano e bateria, entre outros instrumentos. Depois disso, Henrique Pinto entrou para o Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos. Ali, teve aula com Sérgio Scarpiello, efetivamente seu primeiro professor de violão, que lhe ensinou postura e organizou o repertório a ser trabalhado. O mais importante auxílio prestado pelo mestre foi ter servido de estímulo, acompanhando-o nas apresentações e ensinando as características de um bom violão - na época, segundo conta Henrique Pinto, o exemplo de um bom instrumento era um dos exemplares construídos artesanalmente por Romeu Di Giorgio, o dono da fábrica de violões, feitos em série, que leva seu sobrenome.
 
Henrique estudou os livros de Isaias Sávio e os sete volumes escritos por Mario Rodrigues Arenas, elaborados para os sete anos do curso de violão do conservatório.
 
Henrique Pinto conta que, conduzido por Sérgio Scarpiello, “tive a oportunidade de escolher meu repertório e tocar de forma bastante livre. Seguia minha intuição ao tocar as peças, sem interferência de como realizar esteticamente cada estilo de época. Isso me dava grande autonomia e me permitia tocar com mais segurança. Sérgio me estimulava e nós tínhamos um contato amigo, sem restrições."
 
Outro professor importante foi Isaias Sávio que, como Scarpiello, estimulava, valorizava seu trabalho como instrumentista e o colocava para tocar em todas apresentações que organizava.
 
Na trajetória de Henrique Pinto como estudante, Abel Carlevaro também foi fundamental. Ensinou-o a refletir sobre a técnica, entre outros detalhes imprescindíveis em sua formação como concertista e professor.
 
Guido Santórsola ensinou-lhe interpretação, análise e uma escuta mais detalhada. Henrique Pinto cita, também, entre seus mestres, Mário Ficarelli, de quem foi aluno de harmonia e análise: "Era um grande professor, pois sabia como sintetizar o que ensinava."
 
Henrique Pinto entende por auto-didatismo o aprendizado que se pode adquirir ouvindo um disco ou vendo outro músico tocar. "Sozinho, aprendi a saber perfeitamente o que posso realizar e o que é impossível, tanto técnica como musicalmente, e passo esta experiência para meus alunos." O músico aprendeu, por seus próprios meios, a dar aula, a organizar o repertório de um aluno e a graduar as dificuldades da técnica e linguagem musicais.
 
O violonista que mais influenciou Henrique Pinto foi Sérgio Abreu: "Quando ouvi pela primeira vez o duo dos irmãos Abreu (Sérgio e Eduardo), vi que o violão possuía uma outra dimensão sonora, que suas possibilidades musicais iam muito além do que eu imaginava. Fiquei obcecado pelo trabalho deles, mas não conseguia entender como fazer para chegar até aquele nível. Com o tempo fui percebendo e refletindo sobre todo o processo; entendi melhor o que vem a ser talento, trabalho, determinação e orientação."
 
Henrique Pinto destaca, também, entre suas referências musicais, Andrés Segovia, "somente ouvindo, pois não tive, na época, oportunidade de vê-lo pessoalmente. Sua forma orquestral e apaixonada de fazer música foi determinante em minha formação."

Contato

Todos os direitos reservados (c) 2008 - 2009
Banco de Música Serviços de Comunicação e Cultura Ltda.