Pesquisar músicos:

Luiz Simas (Luiz Paulo Simas)
* 06/02/1948 Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instrumentista, arranjador, compositor.
website

Luiz Paulo Simas teve uma bisavó pianista, seu pai chegou a tocar violão, e sua mãe, acordeom. 

Suas lembranças musicais mais antigas são as cantigas de roda e, mais tarde, as vozes de Miltinho e Ângela Maria. Da música clássica, ouvir Chopin.
 
Luiz começou a tocar aos quatro anos de idade, tendo feito aulas particulares de piano com Maria Rosa Fichson e estudado teoria musical na Escola Nacional de Música no Rio de Janeiro, com Assis Republicano. Mais tarde, estudou harmonia com Osires do Nordeste.
 
Luiz Paulo Simas lembra-se de ter estudado nos métodos "O Pianista Virtuoso" (Ed. Vitale), de Hanon, e "Estudos para Piano" (Ed. Ricordi), de C.Czerny.
 
Com os estudos, o aprimoramento da técnica, em especial o toque do piano, e o desenvolvimento do ouvido nas aulas de teoria, constituíram o aprendizado mais útil para o músico.
 
As figuras decisivas na formação de Luiz Paulo Simas foram muitas, entre elas sua primeira professora e os grandes músicos com quem tocou e conviveu, além de toda a música que escutou.
 
Mesmo enquanto tinha aulas de piano clássico, o instrumentista já aprendia música popular, sozinho. "Quando parei de ter aulas, aos 14 anos, passei a ser somente autodidata, ouvindo e tirando músicas, aprendendo com os companheiros de grupos musicais com os quais tocava."
 
Leia mais...

Contato

Todos os direitos reservados (c) 2008 - 2009
Banco de Música Serviços de Comunicação e Cultura Ltda.