Pesquisar músicos:

Carolina Cardoso de Menezes
* 27/05/1916 Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
† 31/12/1999 Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instrumentista, compositora.

Filha de pai e mãe pianistas, com dois avós também pianistas, Carolina Cardoso de Menezes fez parte de uma linhagem. Mas, ao contrário da tradição, o piano de sua família não era o piano clássico, e sim o popular, que trazia o som da rua.
 
É de seu pai uma das composições brasileiras (“A mulher do bode”) usadas anonimamente por Darius Milhaud, compositor erudito francês, em sua famosa obra ”Le Bouef sur le Toit”.  Osvaldo Cardoso de Menezes, cujo nome artístico era Menezes Filho, fora pianista de casas de chope, do famoso rancho Kananga do Japão, e membro de sociedades carnavalescas.
 
Publicou diversas músicas, sem nunca ater feito qualquer gravação. Mas foi decisivo para a formação da filha.
 
O primeiro contato de Carolina com o piano foi aos dois anos e, dali até os 12, aprendeu a tocar de ouvido, sem ter aulas.
 
Somente aos 13 anos resolveu estudar a sério, passando por uma série de professores conhecidos de sua época. Consta que uma de suas professoras, por pouco tempo, teria sido a maestrina e pianista Chiquinha Gonzaga.
 
Num curto período, formou-se em teoria musical e solfejo pelo Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, e estudou harmonia.
 
Aos 14 anos já tocava e gravava profissionalmente.
Leia mais...

Contato

Todos os direitos reservados (c) 2008 - 2009
Banco de Música Serviços de Comunicação e Cultura Ltda.