Pesquisar músicos:
Sonia Vieira
Sonia Maria Vieira Rabinovitz
* Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instrumentista.
emailwebsite

Formação

Os pais de Sonia Vieira, embora não tocassem nenhum instrumento, eram aficionados por música e a família do lado paterno formava uma orquestra. 

Entre suas lembranças musicais mais antigas estão, aos três anos de idade, a Rádio MEC do Rio de Janeiro e uma vitrola comprada por seu pai.
 
Sonia Vieira começou a estudar música aos 11 anos de idade, tendo feito aulas de piano com Allan Kardec Felix de Souza e de teoria musical de Maria Luiza Priolli e Juracy Pinto.
 
Nas aulas de piano, a instrumentista utilizou, o livro "14 Peças Fáceis" (Ed. Irmãos Vitale), com repertório de J. S. Bach revisado por Souza Lima, e “Estudos” (Ed. Ricordi) de C. Czerny, além de música a quatro mãos, tocada diariamente.
 
Nas aulas de teoria musical, a pianista estudou os livros de Maria Luiza Priolli, entre eles, "Princípios Básicos da Música para a Juventude" (Editora Casa Oliveira de Música).
 
De tudo o que praticou, o que ficou de mais agradável, para Sonia Vieira, foi aprender a fazer música de câmara com seu professor de piano "e a desenvolver-me polifonicamente. Com Maria Luiza, aprendi a amar teoria musical, principalmente ditados, leitura métrica e solfejo."
 
A figura decisiva na formação da pianista foi Allan Kardec Felix de Souza, "que abriu meus olhos para o universo musical, já que não me tratava como criança e, sim, como adulta. Dava-me responsabilidades a cumprir toda a semana. Eu tinha provas todo o sábado, com sete peças de J. S. Bach e sete de C. Czerny."
 
Sonia Vieira aprendeu a ler música sozinha, "já que Allan dizia que, se eu conhecia o nome das notas, sua posição na pauta e ritmo, o normal seria que lesse... Ele exigia leitura diária e minha curiosidade ia sempre além."
 
Dos músicos com quem a musicista conviveu, além de seu professor, os mais significativos foram Maria José Maia, com quem se preparou por dois meses para ingressar na Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), e sua professora de piano, Elzira Amabile, "figura extraordinária também."

"Em matéria de conhecimento musical, devo demais ao maestro e compositor César Guerra-Peixe, de quem fui aluna de harmonia e de música."

Contato

Todos os direitos reservados (c) 2008 - 2009
Banco de Música Serviços de Comunicação e Cultura Ltda.